INTRODUÇÃO GERAL DA COMPILAÇÃO

Nesta compilaçãoa presentamos uma série de vídeos que globalmente retratam o funcionamento do Movimento Agroecológico Camponês a Camponês (MACAC) dentro da ANAP, que foi a chave do sucesso na expansão da agroecologia na Cuba.

Cada um dos vídeos tem o objetivo de retratar alguma característica dos diferentes protagonistas, processos eexperiências que configuram o MACAC, bem como aspectos característicos da metodologia CaC utilizada na Cuba.

A série está dividida por tema, em 3 eixos interligados e complementares:

Esta série de vídeos é reforçada através de uma compilação bibliográfica sobre agroecologia, metodologia CaC, manuais técnicos e documentos políticos de La Via Campesina.

A intenção desta compilação

Os/as camponeses/as inovaram e trocaram conhecimentos tradicionalmente, mas a versão contemporânea e sistematizada desse intercâmbio hoje se conhece como metodologia de “Camponês a Camponês” (CaC).

CaC é uma metodologia de comunicação horizontal onde os/as mesmos/as camponeses/as são os/as protagonistas no processo de gerar e partilhar tecnologias. CaC libera o conhecimento e desperta o entusiasmo para descobrir, recuperar e socializar o rico conhecimento camponês intimamente ligado ao território, à memória e às condições sócio-históricas próprias.

Na Cuba, impulsionada pela Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP), é onde a metodologia social CaC conseguiu o seu maior impacto. Em quinze anos a agricultura agroecológica aumentou até quase a metade das famílias camponesas cubanas, tornando-se num movimento social de massas, e favorecendo a consecução da soberania alimentar, a independência dos insumos externos, e uma grande resiliência aos efeitos climáticos.

A expansão da agroecologia é uma prioridade para La Vía Campesina (LVC), da qual a ANAP é membro. Para consolidar este processo, se estão organizando escolas para a formação agroecológica no âmbito político, técnico e metodológico em quase todos os países onde LVC tem presença.

Temos a intenção de colaborar com estes processos formativos, e por isso desenvolvido este curso metodológico virtual que inclui bibliografia e uma série de audiovisuais que exemplifica mas temáticas abordadas. Este material tem o objetivo de facilitar a incorporação de conceitos e práticas da metodologia CaC, tomando à Cuba como um exemplo bem sucedido para motivar outras organizações dentro de LVC na massificação da agroecologia.